A assessoria empresarial e o pensamento estratégico – vantagens para o seu negócio

Embora todo empreendedor conheça muito bem o negócio que criou, é preciso apontar algumas vantagens de se contratar um serviço de assessoria empresarial. Nichos como este (assessoria e consultoria e outros serviços empresariais) é um dos que mais tem crescido no mercado e isso se deve a alguns fatores impossíveis de se ignorar. Porém, antes de tudo, é preciso respondermos a seguinte pergunta: o que é, de fato, um serviço de assessoria empresarial e o que ele pode fazer pela sua empresa?

A assessoria empresarial é um serviço de acompanhamento nos principais setores da empresa, e visa melhorar o desempenho da mesma, traçar planejamentos e estratégias de atuação em sintonia com o mercado. Se você acha que a sua empresa está passando por algum tipo de problema não identificável, a assessoria é a melhor saída. Vale também para o caso do empresário achar que ainda não está atuando com todo o seu potencial ou aquele que deseja se precaver contra qualquer imprevisto, fortalecendo as bases do seu negócio e garantindo que sobreviva por muito tempo.

O primeiro passo que os assessores dão ao iniciar um serviço é que seja feito um diagnóstico para que se avalie com precisão a situação atual da empresa, buscando identificar problemas e suas respectivas soluções. Todas as áreas da empresa que carecem de atenção e reforma serão tratadas com a devida dedicação e profissionalismo tanto quanto é prudente que seja feito.

Quem é o profissional mais recomendado para fazer este serviço?

Pode ser um profissional autônomo – desde que seja altamente capacitado e com uma experiência e credibilidade impecáveis – ou uma empresa especializada no assunto. A vantagem de contratar a empresa é que ela trabalha com uma equipe focada em resultados reais. As probabilidades de que invista em treinamento e aprimoramento dos profissionais são muito maiores, de modo a prestar um serviço mais preciso e garantido. De um modo geral, ao contratar uma empresa especializada em assessoria empresarial, o empresário pode ficar descansado e focar na sua rotina (que já toma bastante tempo e dedicação) e deixar que a equipe levante os dados e prepare os relatórios. Contar com o serviço dos assessores afeta diretamente na tomada de decisões, que pode levar a um aumento da margem de lucros, corte de gastos, estratégias de prospecção e fidelização de clientes, reformas da rotina empresarial, etc.

É importante ressaltar aqui que empresas de assessoria empresarial não buscam impor uma forma de gerir a sua empresa, muito pelo contrário. A ideia é que novas sugestões sejam feitas baseadas em um pensamento estratégico e racional, sempre com foco nas novas tendências mercadológicas e alinhado à maneira com a qual você já faz a sua própria gestão. O assessor buscará pensar com você e fazer as adaptações necessárias sem alterar a essência do negócio.
Por mais que um empresário conheça seu negócio “da raiz às pontas”, é de suma importância que cada colaborador, inclusive ele mesmo, tenha tempo e energia para não se desfocar de sua função. Além disso, o assessor experiente pode resolver os problemas de gestão – que você ou alguma outra pessoa tomariam para si – de forma mais eficiente. Contratar este serviço significa garantir que sua empresa se solidifique, independente do tempo de atuação, da atividade desempenhada e dos obstáculos que tenha pela frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *