Quais são as melhores formas de captar recursos para capital de giro e investimentos?

A captação de recursos é fator fundamental para sustentar a existência de qualquer empresa. Ela é válida tanto quando falamos de solidez do capital de giro quanto para um possível crescimento. A lógica do sistema capitalista prega a constante expansão empresarial. É preciso que você faça com que o seu negócio cresça; caso contrário, não sobreviverá. Isso se explica devido à própria natureza do mercado de pressionar as firmas a atuarem em seu máximo potencial. Todas elas crescendo ao mesmo tempo (ou, pelo menos, buscando que isso aconteça) faz com que os produtos fiquem mais caros, sejam aperfeiçoados ano após ano e que sua complexidade técnica aumente.

Por essas razões, captar recursos é uma necessidade praticamente constante e nem todos os empresários conseguem traçar uma boa estratégia para fazê-lo. Na dúvida, a melhor saída é contar com um serviço de consultoria em captação de recursos. Esta é, sem dúvida, a estratégia que permite que a captação seja feita baseada no contexto atual da empresa. No entanto, para aqueles que desejam apenas saber mais, a nossa intenção neste artigo é oferecer algumas dicas interessantes de captação de recursos para capital de giro e investimentos. É importante ressaltar que essas dicas podem semear novas ideias, que devem ser cuidadosamente estudadas antes de serem colocadas em prática.

Empréstimos de amigos ou conhecidos – é uma excelente forma de conseguir recursos, desde que você tenha uma relação de credibilidade com a pessoa em questão e que trace um planejamento de retorno deste empréstimo que possa cumprir. Tenha cuidado com os juros que está disposto a aceitar e redija um contrato para assegurar proteção às partes, caso ocorra quaisquer imprevistos.

Instituições financeiras – as pessoas recorrem bastante a esta alternativa, mas é importante calcular devidamente os juros, já que neste caso, costumam ser muito altos. Quando a sua empresa já possui um bom histórico junto à instituição que concederá o crédito, há maiores chances de que boas condições sejam determinadas, especialmente se você não está em apuros e deseja apenas expandir-se.

BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) – este e outros programas de apoio ao desenvolvimento são excelentes alternativas para se conseguir recursos, já que os juros são muito mais baixos do que aqueles de instituições financeiras. Nesse sentido, o que você precisa é tirar um tempo para analisar cada programa e as respectivas exigências. Se você possui uma empresa que atua no setor de tecnologia, pode procurar saber mais a respeito da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).
Sócio investidor – é uma excelente possibilidade de captação de investimentos. O empresário transfere parte de sua empresa ao investidor e, após a entrada do capital, os lucros são proporcionalmente divididos. Há dois tipos de sócio investidor: aquele que investe o dinheiro e aguarda o retorno da empresa ou aquele que toma para si parte da responsabilidade na gestão da firma, sendo essa uma ótima ideia para investidores inexperientes, que podem contar com a experiência do sócio investidor para crescer. De um modo geral, os investidores só topam entrar em negócios promissores, nos quais há compromisso e foco em crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *