Você sabe quanto vale o seu negócio? Solicite já a sua avaliação patrimonial

Todo bom empresário possui infinitas atividades no seu dia a dia, especialmente quando possui em suas mãos mais de uma empresa. Ele tem os seus olhos voltados para a produtividade da equipe, gastos, despesas e renda, resolve problemas, desenvolve novas ideias e fica à frente da empresa para guiá-la dentro do tempestuoso mar do mercado. Sua gestão é de extrema importância, já que certamente o chefe é o espelho do time e pode fornecer o combustível necessário para que todos trabalhem melhor e deem o seu máximo para obterem bons resultados. Porém, quando uma só pessoa busca tomar a responsabilidade sobre muitos assuntos diferentes é bem comum que fique sobrecarregada. Essa sobrecarga – muito comum em pessoas que são a principal figura do seu próprio negócio – pode afetar todas as demais decisões e também a empresa como um todo.

Um chefe sobrecarregado pode deixar passar milhões de oportunidades. Investimentos, chances de crescimento, parcerias, momentos de prospecção e fidelização de clientes são importantes períodos que devemos prever. Alguém ocupado demais com a solução de problemas pode se tornar insensível a esse tipo de previsão. Por isso, é de extrema importância que você, como esse chefe multifuncional, encontre formas de delegar algumas funções de gestão.

Terceirizar alguns setores e serviços pode ser uma excelente alternativa para que seja possível colocar a casa em ordem e fazer com que a produtividade siga a todo vapor, sem deixar passar nenhuma oportunidade de ascensão. Considerar a importância de se fazer a avaliação patrimonial do seu negócio é um exemplo de como você pode organizar a sua rotina, de modo a preparar-se para levar vantagem em diversos aspectos.

Como funciona a avaliação patrimonial e por que é importante?

A avaliação patrimonial é o levantamento em termos de valor de tudo o que há de físico na empresa: o imóvel (incluindo o terreno), equipamentos, embarcações, veículos e aeronaves envolvidos no negócio e outros. A avaliação patrimonial possui um alto nível de complexidade técnica e deve ser realizada por especialistas. Após a avaliação, um laudo será redigido com todas as informações relevantes a respeito do levantamento feito. É importante que seja sempre atualizada, já que os bens patrimoniais podem sofrer valorização e desvalorização a depender do contexto econômico atual ou mesmo de fatores geográficos (construção de importantes edificações nos arredores da empresa, fatores de risco, mudanças no contexto social da cidade, etc.).
O laudo de avaliação patrimonial é de crucial importância para embasar diversos tipos de transições: compra, locação e venda da empresa, fusões, cisão e incorporações, o pagamento do valor adequado do seguro e também a valoração do negócio como um todo, visto que avaliando-se os bens tangíveis, é possível avaliar melhor os intangíveis. Para saber mais a respeito da avaliação patrimonial, você pode entrar em contato com um consultor da Sibrom, que é uma empresa especializada em consultoria empresarial e possui ampla experiência nesse tipo de serviço. Acesse o site e saiba mais!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *